top of page
Buscar
  • Foto do escritorCMDPedroMartins

Medo de ir ao dentista

Acha que é a única pessoa no mundo que ainda tem medo de ir ao dentista? Não é. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas sofre de odontofobia. E qual é o grande problema desta fobia? Quem sofre de odontofobia evita ir ao dentista, e um paciente que não visita o dentista tem uma saúde oral não controlada.

Felizmente, existem soluções para contornar a odontofobia. Receber o paciente num ambiente simpático e confortável, conversar com ele, fazê-lo sentir-se à vontade…pode parecer redundante, mas são detalhes que ajudam o paciente a descontrair. Para elevados níveis de ansiedade, a solução pode passar por técnicas mais avançadas como:

Sedação consciente – inalação de gás (óxido nitroso) com uma máscara ou ingestão de comprimido. Os níveis de ansiedade do paciente reduzem sem nunca perder a consciência (efeito analgésico e sedativo);

Anestesia monitorizada – para quem tem medo de sentir a injeção da anestesia. Ao contrário do que se pensa, durante a administração de uma anestesia, o que sentimos mais é o líquido, e não a entrada da agulha. Para contornar este incómodo, a tradicional agulha pode ser substituída por um aparelho que introduz o líquido gota-a-gota, ou seja, será tão subtil e doseada que muito dificilmente será sentida;

Audioterapia – Quando o medo é causado pelo simples ruído dos instrumentos, a resposta pode ser igualmente simples. Permitir que o paciente ouça música durante toda a consulta para que se distraia do ambiente que o rodeia e assusta, como os sons dos instrumentos, ao longo do tratamento.

A odontofobia é comum e, para combatê-la, existem já muitas soluções, simples e indolores, que têm como único objetivo fazê-lo sentir-se bem em cada visita ao dentista. Não se deixe vencer pelo medo de ir ao dentista, sacrificando a sua saúde oral. Mesmo que mantenha, em casa, bons hábitos de higiene oral, deve visitar o dentista regularmente para detetar possíveis problemas o quanto antes. A sua saúde oral merece, não a deixe ficar mal.

Artigo originalmente publicado na Revista Cristina

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page