• Foto do escritorCMDPedroMartins

8 CAUSAS COMUNS PARA A PERDA DOS DENTES

8 CAUSAS COMUNS PARA A PERDA DOS DENTES Existem milhões de pessoas em Portugal com um dente perdido. Isso pode ter um impacto significativo na sua qualidade de vida e na sua confiança.Podem causar distorção facial e se você tiver um dente perdido em um lugar visível, ele também pode causar constrangimento ou baixa auto-estima . As pessoas sofrem com a perda de dentes por vários motivos. Nosso blog analisa algumas das razões mais comuns para a falta de dentes e algumas dicas importantes sobre como evitá-lo! 1. Lesão ou trauma Já bateu com um dente durante um incidente ou machucou-o no desporto? Esta é uma causa comum de perda de dentes. Mesmo que o trauma não derrube o dente, às vezes pode causar danos aos nervos da raiz, levando à perda do dente se a polpa não for reparável. Neste caso a melhor coisa a fazer é chegar ao seu dentista o mais rápido possível e ver se o dano pode ser reparado. Se você pratica desportos de contato, sempre certifique-se de estar usando uma proteção para os dentes. Protetores bucais personalizados são muito mais eficazes. 2. Estilo de Vida Fatores de estilo de vida, como fumar e beber, demonstraram aumentar significativamente suas chances de doenças na gengiva - uma causa comum de perda de dentes. De acordo com a Oral Health Foundation, aqueles que bebem e fumam são três vezes mais propensos a sofrer de doença gengival grave e portanto, correm um risco muito maior de perder um dente. Fumar é particularmente ruim para a nossa saúde oral, uma vez que diminui a nossa capacidade de combater as doenças da gengiva, uma vez que enfraquece o sistema imunológico do corpo. Isso dificulta a cicatrização da gengiva e aumenta a probabilidade de perda dentária. 3. Doença da gengiva A gengivite é a causa mais comum de perda dentária. É causada por uma acumulação de placa nos dentes, o que acaba por irritar as gengivas e torna-as vermelhas e inchadas. Se a doença da gengiva não for tratada, é provável que ela leve à periodontite, o que pode fazer com que os dentes se soltem e caiam. Se as suas gengivas sangrarem quando você escova, isso muitas vezes pode ser um sinal de doença gengival e você deve marcar uma consulta com seu dentista para obter mais conselhos. 4. Bruxismo O bruxismo (ou trituração de dentes) exerce uma pressão extrema sobre os dentes e pode levá-los a se desgastar, rachar ou quebrar. Em alguns casos, o bruxismo pode fazer com que os dentes se soltem, às vezes levando à perda do dente. O bruxismo pode ser difícil de se autodiagnosticar, uma vez que você o faz inconscientemente durante o sono. Profissionais de medicina dentária treinados muitas vezes podem dizer se os dentes estão sendo desgastados devido ao bruxismo, por isso é importante consultar o seu dentista para uma opinião profissional.

5. Dieta pobre Nós todos sabemos que uma dieta pobre com alimentos ricos em açúcar é uma receita para o desastre quando se trata de nossos dentes, mas uma dieta baixa em cálcio também pode afetar nossa saúde oral. O cálcio é conhecido por manter os ossos fortes, tornando-se um nutriente altamente importante para os nossos dentes. Alimentos como laticínios com baixo teor de gordura, amêndoas e certos vegetais como espinafre e couve são uma ótima fonte de cálcio para os dentes. Não tendo o suficiente destes em sua dieta pode estar tendo um impacto negativo em seus dentes.

6. Evitando seu dentista Mesmo que sua rotina de higiene oral seja de primeira classe, você ainda precisa de visitas regulares ao seu dentista(6 em 6 meses). Um dentista será capaz de prever quaisquer problemas com os dentes e retificá-los antes que se tornem um problema maior. Eles também podem realizar uma limpeza muito mais profunda em seus dentes, o que não é possível em casa. Aqueles que evitam o dentista são muito mais propensos a encontrar problemas com os dentes que podem resultar em perda do dente. 7. Dentes desalinhados Se você tiver lacunas nos dentes ou superlotação, isso pode estar afetando sua saúde oral. É mais provável que a placa se acumule em áreas da boca que estão superlotadas e as lacunas tendem a pressionar mais os dentes ao redor. A maioria das pessoas usa aparelho durante toda a adolescência para ajudar a corrigir isso, no entanto, às vezes as pessoas perdem o tratamento ou seus dentes voltam para fora do lugar à medida que envelhecem. Sem resolver dentes desalinhados, isso poderia levar a problemas com a cárie e talvez até com a perda do dente. É por isso que a ortodontia adulta pode ser sua melhor solução. 8. Diabetes O diabetes é conhecido por comprometer a imunidade do corpo e a capacidade de combater infecções. Isso torna muito mais difícil para as pessoas diabéticas lutar contra a doença da gengiva e a periodontite, aumentando sua suscetibilidade à perda dentária. O aumento do risco de perda dentária do diabético torna muito mais importante manter uma rotina rigorosa de higiene bucal e consultas regulares com o dentista. Isso pode reduzir a probabilidade de ocorrência de doenças gengivais e permitir que os dentistas as monitorem mais de perto.   Se você sofreu de perda de dentes, não precisa tolerar a vida com um dente perdido. Os implantes dentários são a coisa mais próxima que você pode chegar aos dentes reais e são uma solução totalmente permanente. Encaixados de forma segura no maxilar, eles agem e se sentem exatamente como seus dentes reais - você nem percebe que eles são um substituto! Para mais informações sobre implantes dentários, entre em contato com CMD Pedro Martins.