top of page
Buscar
  • Foto do escritorCMDPedroMartins

IMPLANTES DENTÁRIOS

Atualizado: 10 de set. de 2021



A perda de dentes pode ser causada por muitas razões, incluindo doenças nas gengivas, lesões, problemas de saúde bucal ou velhice. Dentes perdidos muitas vezes podem fazer com que as pessoas se sintam inseguras sobre o seu sorriso, dificuldade em comer e mais problemas com os dentes existentes. Felizmente, as soluções para perda de dentes se desenvolveram significativamente nos últimos anos e, com tantas opções disponíveis, os pacientes não precisam mais sofrer com a falta de dentes. Os implantes dentários e "dentaduras" são dois tratamentos comuns utilizados para substituir eficazmente dentes perdidos ou extraídos, mas qual é a melhor opção para você? Analisamos algumas das principais vantagens e desvantagens de ambos os tratamentos, para ajudá-lo a decidir. Custo Se a sua decisão depende muito do custo, na verdade, dentaduras parecem ser uma solução de perda de dentes muito mais econômica - especialmente se você tiver que substituir vários dentes. Um implante dentário de um único dente pode custar algo entre 1200€, enquanto dentaduras podem custar algo em torno de 350€. Apesar da significativa diferença de preço entre os dois tratamentos, no longo prazo, os implantes dentários podem ser a solução mais rentável. Embora as dentaduras ajudem a resolver o problema estético da falta de dentes e, até certo ponto, a funcionalidade, elas geralmente se soltam e a comida pode ficar presa atrás delas, causando possíveis problemas com os dentes remanescentes. Isso pode acabar custando muito mais dinheiro. Implantes dentários, no entanto, são um custo inicial único que poderia ajudá-lo a economizar a longo prazo. Quando bem cuidadas, elas podem ajudar a proteger os dentes remanescentes e manter a forma do queixo, tornando-se um investimento que vale a pena.


Conforto Em termos de acessórios iniciais, as próteses são muito menos invasivas e uma solução mais confortável. Tudo o que elas exigem é uma impressão sem dor dos dentes e gengivas para garantir que as próteses se encaixem corretamente. Os implantes dentários exigem um procedimento cirúrgico mais invasivo, no qual um pino de titânio é fixado ao osso. Uma coroa artificial é então colocada em cima do poste para garantir que você não tenha que andar por aí com uma lacuna no sorriso durante o processo de cicatrização. O titânio tem a maior relação força-peso de qualquer metal natural e fornece a base perfeita para a coroa. O osso e o tecido do corpo se fundem ao redor dos postes de titânio como dentes reais. Uma vez que o processo de cicatrização foi concluído, as impressões são tomadas e uma coroa permanente, especialmente projetada e feita em um laboratório de prótese dentária. Os pacientes com implantes dentários raramente sentem dor ou desconforto com o implante dentário e continuam a usá-los como dentes reais. Embora as dentaduras sejam muito mais diretas durante o ajuste inicial, as horas extras podem começar a ficar soltas ou mal ajustadas, fazendo com que alguns pacientes sintam desconforto. É por isso que muitas pessoas tendem a optar por implantes dentários como uma solução a longo prazo, uma vez que proporcionam uma alternativa confortável e permanente aos dentes reais.


Durabilidade Uma vantagem distinta dos implantes dentários é que eles são muito mais duradouros do que as dentaduras. Ao contrário de quaisquer outras soluções para perda de dentes, quando são cuidadas corretamente, os implantes podem durar uma vida inteira sem se depreciarem em qualidade. Os materiais utilizados para fazer os implantes são de alta qualidade e extremamente duráveis, tornando-os o substituto ideal para os dentes. Embora as dentaduras tenham melhorado significativamente ao longo dos anos em termos de materiais, elas ainda precisam ser substituídas periodicamente devido a mudanças graduais na estrutura facial, com o tempo excessivo causando ajustes inadequados. Isso pode ser um grande inconveniente, e é por isso que muitas pessoas optam por implantes dentários como a opção preferível e mais duradoura.


Estética Ao longo dos anos, as dentaduras melhoraram significativamente na aparência e os dentistas podem agora fornecer uma correspondência muito mais próxima em termos de coloração das gengivas e da qualidade da estética. Entretanto, apesar de sua aparência esteticamente mais agradável, porque as dentaduras só ficam na superfície da gengiva e não na raiz, como os dentes de verdade, com o tempo a linha da mandíbula pode começar a diminuir, fazendo com que você pareça muito mais velho do que você é. Os implantes dentários são feitos para se parecerem com dentes reais e podem ser moldados e coloridos para combinar com o resto de seus dentes ou para atender às suas necessidades específicas. Por serem cirurgicamente inseridos no osso para imitar a raiz do dente, eles reestimulam a mandíbula, evitando que o osso embaixo recue e ajudando os pacientes a manter uma aparência mais jovem.


Manutenção A manutenção é uma consideração importante com as opções de substituição de dentes. Os implantes dentários requerem muito pouco cuidado adicional além dos cuidados necessários com o seu dentista e com a sua rotina habitual de limpeza de dentes. As dentaduras, no entanto, devem ser removidas e limpas com eficiência, caso contrário, o acúmulo de alimentos pode causar problemas nos dentes e nas gengivas. Para algumas pessoas, isso pode parecer um monte de manutenção, particularmente porque usar dentaduras significa que você está mais em risco de acúmulo bacteriano e até mesmo infecção.


Qualidade de vida Dentes perdidos podem realmente afetar sua confiança e, em muitos casos, sua capacidade de comer determinados alimentos. Isso pode ter um impacto significativo na sua qualidade de vida e, muitas vezes, as pessoas podem ficar constrangidas demais para ir a eventos sociais devido a falhas desagradáveis ​​nos dentes ou a incapacidade de desfrutar de refeições sem dificuldade. Ambas as próteses e implantes dentários podem ajudar com esta questão, até certo ponto, no entanto, neste caso, os implantes dentários são uma opção muito melhor. Embora as dentaduras ajudem a resolver o problema estético da perda de dentes, comer alimentos mais resistentes, como carne vermelha ou vegetais crus, pode ser difícil e, às vezes, pode fazer com que as próteses se soltem. Alimentos menores, como nozes e sementes, também podem ficar presos atrás das dentaduras e, se não forem limpos, isso pode causar o crescimento de bactérias indesejadas nas gengivas. Os implantes dentários, no entanto, podem substituir os dentes com a mesma funcionalidade que os dentes reais. Inseridos diretamente no osso da mandíbula, eles agem como um dente autêntico e não se soltam quando comem alimentos duros . Eles até têm a mesma aparência dos dentes reais, ajudando os pacientes a recuperarem sua confiança e proporcionando uma qualidade de vida muito melhor. Se gostaria de discutir as diferentes opções de tratamento com mais detalhes, basta entrar em contato com uma de nossas simpáticas assistentes da CMD Pedro Martins e teremos o maior prazer em oferecer nossos conselhos.


42 visualizações0 comentário
bottom of page